Notícias atualize-se e recomende!

Defesa dos oceanos em face do direito ambiental é tema de congresso internacional 20/04/2021

O evento online, realizado pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA), da OAB-PE, é gratuito e será realizado nos dias 22 e 23 de abril 



Nos dias 22 e 23 de abril, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, realizará o “Congresso Internacional: A defesa dos oceanos em face do direito ambiental”. O evento online é gratuito com vagas limitadas, e para participar é necessário realizar a inscrição através do site da escola (www.esape.com.br). O inscrito receberá por e-mail o link para ter acesso ao congresso, através da plataforma zoom. 


O Congresso contará com a participação de professores pesquisadores da Espanha, de Portugal, da Colômbia, do Chile e do Peru, bem como professores e pesquisadores de várias regiões do Brasil. Derramamento de petróleo no mar, a defesa e exploração da Amazônia Azul; o controle de espécies exóticas invasoras, a exemplo do coral-sol que têm causado desequilíbrio e ameaça à biodiversidade no litoral pernambucano; e a grave problemática do lixo no mar serão alguns dos temas debatidos. 


O evento chama atenção para os diversos desafios enfrentados na defesa dos oceanos, além de celebrar o ano inaugural da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A realização do evento pela ESA-PE acontece em parceria com a Academia de Direitos Humanos, a Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade Frassinetti do Recife. 


“O objetivo é mobilizar a comunidade científica, pesquisadores, estudantes, legisladores, empresas e a sociedade civil para um olhar diferenciado na direção da defesa dos oceanos, bem como buscar alternativas e a inovação tecnológica nesse sentido”, pontua a coordenadora de Direito Ambiental da ESA-PE e professora de Direito Ambiental da UFPE, Virginia Leal, que está coordenando o evento juntamente com o professor Dr. Celso Antônio Pacheco Fiorillo, chanceler da Academia de Direitos Humanos e livre docente em Direito Ambiental – Uninove/SP. 


“Debater a importância do tema é crucial, por isso ressalto o convite para todos os interessados participarem desse encontro tão importante, com uma temática atual e necessária”, destaca o diretor geral da ESA-PE, Mário Guimarães.

Para mais informações, acesse www.esape.com.br ou acompanhe as redes sociais da escola. 


SERVIÇO:


O que: Congresso Internacional - A defesa dos oceanos em face do direito ambiental

Quando: 22 e 23 de abril de 2021

Onde: Plataforma zoom

Inscrições: www.esape.com.br (vagas limitadas)