Notícias atualize-se e recomende!

ESA-PE inaugura Espaço Cultural José Cavalcanti Neves, nesta segunda (05.07) 02/07/2021

Evento presencial será restrito, em função da pandemia, com participação da diretoria da OAB-PE e família de José Cavalcanti Neves, e também será transmitido online

A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco, inaugura, nesta segunda (05.07), às 18h30, o Espaço Cultural José Cavalcanti Neves,  que homenageia o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da OAB (CFOAB) - a OAB Nacional. Em função da pandemia, a inauguração será feita em evento presencial restrito à diretoria da OAB-PE e à família do homenageado, que completa 100 anos neste sábado (03.07.2021). O evento também será transmitido online pela plataforma Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/89491782282


O Espaço Cultural José Cavalcanti Neves foi construído especialmente para abrigar eventos, presenciais, híbridos e online, adaptados aos tempos de pandemia e de pós-pandemia. Funciona no 3° andar do edifício sede da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife (PE).


São duas novas salas de aula, com capacidade para 60 e 100 pessoas, pensadas especialmente para abrigar esse novo modelo de ensino. Assim, elas foram equipadas com câmeras em 4k para transmissão dos eventos híbridos, TVs, sistema de som, projetores, computadores, sonorização dolby surround, além de um espaço de convivência. Há, ainda, um estúdio de televisão para gravações e transmissões de debates, mesas redondas e entrevistas dedicadas à TV ESA, o canal da ESA-PE no YouTube.


"Temos uma nova realidade posta na área do ensino e esse espaço foi construído dentro dessa nova dimensão na educação”, aponta o diretor geral da ESA-PE, o advogado Mário Guimarães. “Com ele, homenageamos Dr. José Cavalcanti Neves, que deu uma importante contribuição na luta dos direitos humanos e pela democracia na OAB Nacional”, destaca.


Com o Espaço Cultural José Cavalcanti Neves, as advogadas, os advogados e estudantes de Direito pernambucanos podem participar presencialmente dos eventos, mas também virtualmente, se assim acharem melhor ou se não tiverem como se deslocar ao Recife. Assim, a ESA-PE amplia suas ações na direção da interiorização das suas ações, sublinha Mário Guimarães.


Na inauguração do Espaço Cultural será exibido o webdocumentário “José Cavalcanti Neves - 100 anos de um símbolo da advocacia brasileira”. O webdoc foi gravado em três cidades - Recife, Brasília e São Paulo -, e tem depoimentos de 14 entrevistados, entre eles o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, e os ex-presidentes Cézar Britto, José Roberto Batochio e Marcus Vinícius Furtado Coêlho. 


Conta a trajetória de José Cavalvanti Neves com o objetivo de preservar a memória de uma pessoa que fez a diferença na história da advocacia e na luta pelos direitos humanos. José Cavalcanti Neves foi presidente do CFOAB entre 1971 e 1973, período do governo do general Emílio Garrastazu Médici, considerado o mais difícil da ditadura militar. O webdoc tem direção e produção da jornalista Silvia Bessa e roteiro da jornalista Andrea Pinheiro.