Notícias atualize-se e recomende!

Inaugurado o Espaço Cultural José Cavalcanti Neves na ESA-PE 06/07/2021

O evento foi transmitido no formato online, e foi realizado presencialmente apenas com a participação da diretoria da OAB-PE e família de José Cavalcanti Neves, em virtude da pandemia 


A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco,  inaugurou, na noite desta segunda-feira (05.07.2021), o Espaço Cultural José Cavalcanti Neves, que homenageia o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da OAB (CFOAB) - a OAB Nacional. A solenidade presencial de inauguração ocorreu apenas com diretoria da OAB-PE e a família do homenageado que completou 100 anos no último sábado (03.07.2021). O evento também foi transmitido online pela plataforma Zoom.


José Cavalcanti Neves foi eleito oito vezes presidente da OAB Pernambuco. Assumiu a presidência da OAB-PE em 1958 e foi sucessivamente reeleito, deixando o cargo em 1971. Foi o presidente mais jovem da OAB-PE. Foi presidente do Conselho Federal de OAB de 1971 e 1973, durante a ditadura de Emílio Garrastazu Médici, quando defendeu as prerrogativas dos advogados, o fim da pena de morte e a democracia. Foi nesse período que o CFOAB, além de defender as prerrogativas dos advogados, passou também a se destacar na defesa dos direitos humanos.


“Eu me sinto privilegiado por estar à frente da OAB Pernambuco, em um momento em que se comemora o centenário do maior símbolo que a OAB não só de Pernambuco, mas da OAB nacional. Essa noite é uma noite de gratidão por tudo o que José Cavalcanti Neves fez por nossa instituição, e pelo exemplo que ele representa para todos nós”, destacou, durante o evento, o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista. 


"A nós nos coube a honra de celebrar e homenagear esse pernambucano que presidiu o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em um dos momentos mais difíceis da nossa história. Nomear esse novo espaço é uma verdadeira honra para a escola, não poderíamos deixar de prestar as necessárias homenagens a esse pernambucano”, pontuou,  com grande emoção e satisfação, o diretor geral da ESA-PE, o advogado Mário Guimarães.


O Espaço Cultural José Cavalcanti Neves, que está localizado no 3º andar do edifício sede da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife (PE), é destinado à realização de eventos presenciais, híbridos e online, adaptados aos tempos de pandemia e de pós-pandemia. O descerramento da placa foi realizado pelo presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, juntamente com o diretor geral da ESA-PE, Mário Guimarães, e a família do homenageado.


O ex-diretor geral da ESA-PE e conselheiro do TCE, Carlos Neves, um dos netos do homenageado da noite, falou em nome da família. Na sua fala, em nome da família,  expressou a gratidão e importância da grande carreira do avô na advocacia não só pernambucana, como brasileira. “Cada homem e cada mulher que se dedica à Ordem dos Advogados tem em José Neves uma inspiração. Quero agradecer ao exemplo de vida dado por ele, por mostrar que se pode ser um homem público, abnegado, tendo sido homem de família dedicado. É possível defender a vida humana, acima de tudo, mesmo quando se está sob ameaça. Pode sim ser ético, ser grande, mesmo em tempos difíceis", encerrou Carlos Neves, em reconhecimento ao avô. 


No decorrer da inauguração, houve menções e reconhecimento à grande trajetória do homenageado foram feitas, além da exibição do webdocumentário “José Cavalcanti Neves - 100 anos de um símbolo da advocacia brasileira”, que tem direção e produção da jornalista Silvia Bessa e roteiro da jornalista Andrea Pinheiro, e foi gravado em três cidades - Recife, Brasília e São Paulo.